Hospital Aroldo Tourinho moderniza parque tecnológico com o apoio do Estado

hat equipamento novo

Unidade hospitalar é uma das principais referências no atendimento de pacientes pelo SUS no Norte de Minas.

O convênio nº 1963/2012, celebrado entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e o Hospital Aroldo Tourinho (HAT), sediado em Montes Claros, viabilizou a compra, pela unidade hospitalar do Território Norte, de três novos aparelhos de anestesia de grande porte. Cada equipamento custou R$ 79.347,00. Além disso, por meio do convênio nº 826170/2015, viabilizado por meio de emenda parlamentar, o HAT também adquiriu três monitores multiparâmetro, no valor de R$ 16 mil cada.

Os aparelhos para o Hospital Aroldo Tourinho chegam para reforçar o parque tecnológico do serviço de anestesia. Agora, passa a contar com oito equipamentos que irão agilizar as cirurgias realizadas na unidade.

“Os aparelhos de anestesia foram adquiridos por meio de gestão da instituição junto à Secretaria de Estado da Saúde no ano de 2012 e, após a tramitação burocrática de todo o processo de licitação, conseguimos adquiri-los neste ano. Já os monitores multiparâmetro representam um atendimento de um pleito que formulamos ao deputado Reginaldo Lopes, sempre parceiro do Hospital Aroldo Tourinho. São investimentos importantes que valorizam não apenas o nosso bloco cirúrgico, mas principalmente o nosso corpo de profissionais relacionados às cirurgias, colocando o Hospital com uma estrutura digna dos maiores centros brasileiros”, afirma o provedor do HAT, professor Paulo César de Almeida.

“Estes aparelhos irão possibilitar maior segurança e condições de trabalho para os profissionais e melhor assistência aos nossos pacientes, minimizando cada vez mais os riscos de complicações no período transoperatório e sendo melhor monitorados segundo as recomendações e tendências da moderna anestesiologia”, reforça a médica e coordenadora do serviço de anestesia do HAT, Iza Mara Ruas.

A diretora assistencial do Hospital Aroldo Tourinho, Ana Paula Guerra, explica que os novos aparelhos adquiridos com apoio da SES-MG são indicados para todos os tipos de procedimentos cirúrgicos – de pequeno, médio e grande porte. “Possuem sistema informatizado e representam mais um passo na modernização do complexo hospitalar, além de nos dar condições de avançarmos no que se refere ao quantitativo de cirurgias realizadas e contribuir para a melhoria da segurança do paciente”, conclui a diretora.

Estrutura

O HAT é uma das principais referências no atendimento de pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), residentes tanto em municípios do Norte de Minas como no Sul da Bahia. Possui área construída superior a 12 mil metros quadrados; é constituído por cerca de 40 clínicas médicas e unidades de serviços assistenciais, além de 214 leitos distribuídos em várias especialidades, o que o caracteriza como hospital geral.

A instituição apresenta um quadro de quase 700 funcionários, entre médicos, enfermeiros, colaboradores da administração e diversos outros profissionais da área de saúde com nível superior e médio. O Hospital Aroldo Tourinho é a única instituição do Norte de Minas que oferece curso de especialização em cardiologia vinculado à Sociedade Brasileira de Cardiologia. Possui também cursos de residência em clínica médica, ortopedia e traumatologia.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *