Perfil

O deputado que não foge à luta

Filho de trabalhadores rurais, Paulo Guedes nasceu no município de São João das Missões, no Norte de Minas, mas foi no município vizinho, Manga, que ele começou sua vida política, aos 20 anos de idade. Foi vereador por três mandatos e presidente da Câmara em duas oportunidades. Atuou como presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) e como diretor da União de Vereadores de Minas Gerais (Uvemig). Em 2003, assumiu a Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-MG) e realizou ações importantes de convivência com seca na região.

Hoje, Paulo Guedes exerce o seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nas eleições de 2014, obteve a maior votação da história do Legislativo Mineiro (164.831 votos).

A convite do governador Fernando Pimentel, assumiu, em 2015, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor). Durante um ano e quatro meses, coordenou vários programas, ações e projetos de convivência com a seca e de combate às desigualdades sociais e econômicas que separam o Norte e o Nordeste de Minas Gerais do restante do Estado, estimulando o desenvolvimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida da população.

Em maio de 2016, Paulo Guedes retornou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e tem se destacado como um dos deputados mais atuantes do Legislativo mineiro. É presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e membro efetivo da Comissão de Segurança Pública. Nas muitas caminhadas pelo Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri, Paulo Guedes identifica as necessidades da população e as ações que possam promover o desenvolvimento das regiões em que atua.