Deputados e prefeitos discutem revitalização do São Francisco

Pirapora vai sediar, na próxima quinta-feira, dia 3, a primeira de uma série de cinco audiências que serão realizadas pela Cipe São Francisco e Ammesf.

Agilizar as obras de retorno da hidrovia e de revitalização do Rio São Francisco. Essa é a finalidade de uma série de cinco audiências que serão realizadas pela Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Cipe São Francisco) em parceria com a  Associação de Municípios do Médio São Francisco (Ammesf). A primeira reunião será na próxima quinta-feira, (3/4/14), às 9 horas, no Centro de Convenções de Pirapora. Também vão receber a audiência os municípios de Arinos, Januária, Manga e São Francisco, em datas ainda a serem definidas.
    
O pedido para as reuniões é do presidente da Cipe São Francisco, deputado Paulo Guedes. Segundo ele, o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco inclui obras de recuperação, conservação e preservação ambiental. “Assim, fica ainda mais urgente agilizar as ações do programa, para que seja possível mostrar resultados eficientes e palpáveis à sociedade”, afirmou.
    
Paulo Guedes informou que a Ammesf também está envolvida nos debates pela revitalização do rio e pela reativação da hidrovia, por isso a realização das audiências em conjunto. Para a presidenta da Associação de Municípios e prefeita de Claro dos Poções, Maria das Dores Oliveira Duarte, a Dorinha, este projeto de reativação promete, ao lado de outros investimentos em andamento, como os do Projeto Jequitaí, impulsionar o desenvolvimento regional. “A hidrovia apresenta benéficos incalculáveis, como o custo de transporte cerca de 40% mais barato que o rodoviário, além do ‘desafogamento’ das rodovias e redução do impacto ambiental”, afirmou Dorinha.
    
Na reunião em Pirapora também será feita a eleição de um comitê pró-hidrovia, de prefeitos, órgãos e entidades representativas. O objetivo desse comitê é cobrar agilidade nas obras e a intervenções necessárias dos órgãos competentes como: ministérios da Integração Nacional e do Planejamento, Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes (Dnit) e outros.  

Convidados – Foram convidados para a audiência pública o ministro dos Transportes, César Augusto Rabello Borges; o prefeito de Pirapora, Heliomar Valle da Silveira; o presidente da Câmara Municipal, Orlando Pereira de Lima; o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe; o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos; o diretor interino de Revitalização da Codevasf, José Solon Braga Nunes; a presidente da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco, Maria das Dores Oliveira Duarte; e prefeitos dos  municípios do Médio São Francisco.

Foto: Rossana Magri / ALMG

Sharing is caring!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *