Investimentos do governo federal marcam nova história de avanços em Janaúba

Audiência públicaA população de Janaúba comemora três grandes investimentos do governo federal no município. O campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e as duas escolas técnicas: a unidade do programa Brasil Profissionalizado e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) são conquistas que prometem grandes avanços na  microrregião da Serra Geral.
    
Para o deputado estadual Paulo Guedes, que tem atuado como porta-voz das demandas da região junto governo federal, esses investimentos no Norte de Minas comprovam a expansão  do ensino superior e profissionalizante no Brasil, por meio da construção de universidades federais e de escolas técnicas em todo o país. “Das 13 escolas técnicas que o governo federal autorizou para
Minas Gerais – algumas já em construção – oito são em cidades do Norte de Minas, entre elas Janaúba”, afirmou.
    
Na última sexta-feira (16/5/14), Paulo Guedes esteve no município onde participou de audiência pública para consulta à população gorutubana sobre os cursos a serem abertos pelo  Instituto Federal Norte de Minas Gerais, que está sendo implantado no município. A unidade de ensino oferecerá cursos técnicos, tecnológicos e superiores, atendendo a população de toda a  microrregião da Serra Geral.
    
A população de Janaúba comemoraAlém da consulta durante a audiência, o Instituto levantou a demanda da população por meio de pesquisa eletrônica. A definição deverá levar em conta, ainda, outros fatores, como a necessidade de atuação do IFNMG com base nos arranjos produtivos locais. Os dados estão sendo compilados e, em breve, a relação dos cursos será divulgada.
    
No segundo semestre deste ano, a presença do IFNMG em Janaúba, que já existe por meio de cursos técnicos a distância, será intensificada com os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Os primeiros cursos técnicos presenciais devem ser implantados no início de 2015.

Mais avanços

O deputado Paulo Guedes ressalta outros grandes investimentos do governo federal na região, com o apoio dos deputados federais Gabriel Guimarães (PT), Leonardo Monteiro (PT) e Saraiva Felipe (PMDB).  Ele destaca os avanços que ocorreram na região após os investimentos feitos no Distrito de Irrigação Perímetro Gorutuba. “Foi um grande “divisor de águas”. A história de Janaúba deve ser contada considerando o antes e o depois do Projeto Gorutuba, a começar pela população, que era de  15 mil habitantes e agora soma mais de 100 mil moradores, que foram atraídos pelas possibilidades de crescimento econômico”, relata o parlamentar.
    
Paulo Guedes lembra, ainda, dos recursos liberados em 2013 para a modernização do Projeto Gorutuba. “Foram R$ 57 milhões para obras de recuperação, aperfeiçoamento e substituição de canais: uma grande conquista que foi conseguida graças, também, ao empenho do superintendente da Codevasf, Dimas Rodrigues”, lembra o parlamentar.
    
Audiência públicaNa área de habitação, os gorutubanos também foram contemplados. Por meio do programa Minha Casa Minha Vida, o governo federal beneficiou o município com 1.500 moradias, promovendo uma melhor qualidade de vida, com conforto e segurança para as famílias. Paulo Guedes ressalta que todos os investimentos dos quais hoje a população de Janaúba pode se beneficiar foram inciados no governo do ex-prefeito, Zé Benedito. “Com esses grandes investimentos que estão sendo feitos na áreas de moradia e educação em Janaúba, inicia-se uma nova história de grandes avanços no município”, finalizou Paulo Guedes.

Sharing is caring!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *