Minha Casa Minha Vida entrega 40 moradias rurais em Manga

O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que é um dos braços do Minha Casa Minha Vida, segue realizando o sonho de famílias do Norte de Minas. No último sábado (5/4), 40 moradias foram entregues em Manga, beneficiando dez comunidades rurais. Os projetos foram executados com o apoio do mandato do deputado estadual Paulo Guedes, que montou uma equipe especializada no Norte de Minas, tendo como coordenadora a técnica, Sayhonara Araújo, com o objetivo de facilitar o acesso das famílias rurais ao Programa e acompanhar todo o processo desde o cadastramento até a construção das casas.

A entrega oficial das chaves foi na comunidade de Pedras do Japuré. As 40 casas construídas em Manga beneficiam 15 famílias da comunidade de Pedra Preta, 4 de Cachoeirinha, 3 de Caiúba, 2 de Bom Retiro, 2 de Brejo de São Caetano, 1 de Espinho, 2 de Calindó, 2 de Puris, 7 de Canoas e 2 de Pequi. A iniciativa teve como entidade organizadora o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manga e Miravânia (STTR), por meio do presidente Josué Gonçalves da Silva. O projeto de intervenção é da assistente social, Aparecida Gonçalves Moreira da Silva, e os projetos de Engenharia e Arquitetura são do arquiteto e urbanista, Rildson Moreira de Souza.

Para o deputado Paulo Guedes, essa é uma grande conquista para as famílias que vivem no meio rural e não tinham condições de ter uma moradia com mais conforto. É o caso de dona Maria Francisca de Jesus, de 89 anos, e seu Anastácio Fernandes da Silva, de 87 anos. O casal mora na comunidade de Caiúba, e a vida inteira sonhou com o dia em que teria uma moradia digna. “Eu sempre pensava: será que vou viver para ver a minha casa nova? E esse dia chegou!” comemora dona Maria.

Paulo Guedes afirma que a estimativa é de construir 300 casas pelo PNHR no município. No último mês de novembro, o projeto de 40 casas foi entregue à Caixa Econômica Federal pelo STTR, que vão beneficiar 32 famílias da comunidade de Montesideo, 2 de Manga Velha, 3 de Caiúba, 2 de Puris e 1 de Bebedouro. O projeto conta com a parceria da prefeitura de Manga, por se tratar de terras públicas.

Além desse grupo, outro projeto com 40 unidades também está sendo preparado pelo STTR – Manga, para ser incluído no programa (PNHR), cujas moradias serão construídas em propriedades intercaladas. A equipe também está trabalhando para construir 60 moradias no município vizinho, Matias Cardoso.

PNHR no Norte de Minas

Recentemente, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bonfim, afirmou ao deputado Paulo Guedes que o Norte de Minas é a região do Brasil que mais está construindo moradias pelo Programa Nacional de Habitação Rural. São cerca de 2.000 moradias construídas ou em andamento. A estimativa é que, em breve, chegue a 4.857 o número de projetos apresentados à Caixa Econômica Federal.

Sharing is caring!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *