Norte de Minas receberá serviço aeromédico de urgência

Governo iniciou processo para aquisição de duas aeronaves, para atender as regiões Norte e Leste de Minas Gerais. Base de Montes Claros vai abranger 25% do estado.

Dentro da estratégia definida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de dotar os territórios regionais de melhor estrutura para atendimento de casos de urgência e emergência, o Governo de Minas Gerais, por meio do comando geral do Corpo de Bombeiros Militar, iniciou processo para aquisição de duas aeronaves que serão destinadas para o Norte e Leste de Minas Gerais. Em Montes Claros, a previsão é de que a unidade de atendimento aeromédico comece a ser operacionalizada no primeiro semestre de 2017.

Comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros em Montes Claros, Coronel Primo Lara de Almeida Júnior explicou que a aeronave que será destinada à região terá capacidade para transportar até sete pessoas e, sob a responsabilidade da corporação, elas serão utilizadas prioritariamente para resgate de pessoas em situação de urgência e emergência.

O comandante assinalou que o investimento que o Governo do Estado está fazendo com a aquisição das aeronaves possibilitará ao Corpo de Bombeiros agilizar o atendimento de vítimas de acidentes, numa região que tem área territorial equivalente a 25% de todo o Estado.

“As distâncias entre os municípios norte mineiros são muito grandes e, com a utilização de uma aeronave, teremos condições de atender os chamados em menor espaço de tempo”, frisou o Coronel Primo. Na opinião dele, a articulação da Superintendência Regional de Saúde, visando integrar os municípios e instituições de saúde com o Corpo de Bombeiros, será fundamental para que o serviço aeromédico preste boa assistência à população.

O deputado Paulo Guedes, que vinha fazendo gestões junto ao governador Fernando Pimentel para que o Estado dotasse a região Norte de Minas do serviço aeromédico de urgência, considera uma grande conquista. “Com certeza é um grande passo na melhoria dos serviços de saúde prestados à população do Norte de Minas. Uma das principais características da nossa região são as grandes distâncias que separam os municípios, dificultando, muitas vezes, o acesso a serviços especializados de saúde”, disse o parlamentar.

Foto: Agência Minas

Sharing is caring!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *