SOU DO MUNDO. ESTOU EM MINAS GERAIS!

Reconhecimento do Peruaçu como Patrimônio Mundial da Humanidade será tema de audiência pública em Januária

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou requerimento para que seja realizada uma audiência pública, no município de Januária, Norte de Minas Gerais, sobre o reconhecimento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu como Patrimônio Mundial da Humanidade. O pedido, de autoria do presidente da Comissão, deputado Paulo Guedes, foi aprovado ontem, quinta-feira (6/4/17). A data da reunião ainda será agendada.

Segundo Paulo Guedes, a estimativa é que o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO fortaleça as potencialidades naturais e do turismo ecológico do Norte de Minas, especialmente nos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, onde o parque está inserido. “Este reconhecimento vai projetar toda a região no cenário turístico mundial, promovendo o desenvolvimento dos municípios em inúmeros aspectos”, pontuou o parlamentar.

Com uma área de mais de 56.000 hectares, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu possui um vasto patrimônio cultural como arte rupestre pré-histórica e sítios arqueológicos milenares de importância internacional. Em 1999 foi criada a unidade de conservação do parque, com o objetivo de proteger este valioso patrimônio.

A partir de 2015, o movimento em torno da candidatura das Cavernas do Peruaçu para a obtenção do selo da Unesco ganhou força, com o envolvimento de várias entidades nacionais e internacionais. O deputado Paulo Guedes, um dos entusiastas desta que será uma das maiores conquistas do Norte de Minas, vem fazendo a interlocução junto a diversos órgãos, principalmente junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, na busca de apoio à obtenção do selo.

Na última semana do mês de março, o grupo que lidera o movimento lançou a campanha “Peruaçu Patrimônio da Humanidade – Eu apoio!”. A ideia é realizar várias ações de divulgação com o objetivo de dar visibilidade à candidatura. O logotipo da campanha traz um triângulo estilizado representando o Estado de Minas Gerais, desenhos de pinturas rupestres e a frase “Sou do Mundo. Estou em Minas Gerais”, em alusão à música do mineiro Milton Nascimento.

 

img src=”images/2017/Peruacu_2.jpg” alt=”” style=”display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;” /></p>”

Sharing is caring!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *