Um Convênio assinado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes vai garantir a construção de 13 escolas técnicas federais nas regiões Norte, Noroeste, Centro do Estado e Vale do Jequitinhonha

A partir da vocação profissional dos municípios conveniados (Manga, Monte Azul, Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão Mogol, Janaúba, Joaíma, Lagoa Santa, Pompeu, Ibirité, Taiobeira e Unaí). Em encontro com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Nárcio Rodrigues, o deputado Paulo Guedes cobrou agilidade no início das obras, já que os recursos – cerca de R$ 80 milhões – foram transferidos ao Governo de Minas há mais de um ano. A construção das escolas técnicas mineiras foi anunciada no final de 2009 pelo então presidente Lula.

Junto com os prefeitos de Brasília de Minas, Jair Oliveira, e Janaúba, José Benedito, o deputado Paulo Guedes solicitou ao secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues (centro), agilidade no início das obrasA criação dos centros atende ao plano de desenvolvimento da educação com a expansão das redes de ensino técnico nas áreas de atuação da Unimontes. A Universidade é responsável pelas obras, entretanto, o deputado Paulo Guedes defende que a instituição tenha maior protagonismo na execução do programa. A previsão é de que cerca de 1,2 mil alunos sejam atendidos em cada cidade, com aulas semipresenciais. "Essas escolas representam um grande avanço para a Norte de Minas, pois vão contribuir para oferecer a mão de obra qualificada para o grande momento econômico que se anuncia com o início da exploração dos recursos minerais disponíveis no subsolo da região", comemora o deputado Paulo Guedes, que destaca o fato de que o governo federal também anunciou, em 2011, a criação de campus de uma universidade federal em Janaúba.