O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) avalia que, que até novembro, fará a entrega de todos os equipamentos do Programa de Aceleração do (PAC 2) a prefeitos de municípios do semiárido nas regiões Nordeste e Norte de Minas. As máquinas vão ajudar cerca de 1,3 mil prefeituras a organizar ações de enfrentamento aos efeitos da pior estiagem que castiga o semiárido nas últimas quatro décadas.
Em audiência na quarta-feira (12) com os deputados mineiros Gabriel Guimarães (federal) e Paulo Guedes (estadual), o ministro Pepe Vargas antecipou a informação de que a presidente Dilma Rousseff deve retornar a Minas Gerais nos próximos dias para a entrega de novo lote de máquinas aos prefeitos do semiárido mineiro.
Segundo Pepe Vargas, o MDA planeja entregar ainda neste mês de junho todo o lote de retroescavadeiras adquirido pelo governo federal para doação aos municípios atingidos pela seca. Até o final de agosto, o Ministério fará o repasse de mais 265 motoniveladoras as prefeituras da região.
Essas máquinas serão utilizadas na manutenção de estradas vicinais, para garantir o escoamento da produção e em medidas de segurança hídrica, casos da abertura de aguadas, poços e barraginhas. Os municípios que decretaram estado de emergência até a data-limite de 2 de maio em razão da estiagem serão priorizados na entrega das máquinas.
De acordo com o deputado Paulo Guedes, o ministro Pepe Vargas afirmou que o MDA estabeleceu a meta de concluir a entrega das máquinas que vão melhorar as condições de convivência com a seca no semiárido até final do mês de novembro, quando espera repassar aos prefeitos os caminhões-basculante (final de setembro), caminhões-pipa (até outubro) e a remessa de pás-carregadeiras (até o final do mês de novembro) que completam o pacote de ajuda previsto pelo governo federal.
Fonte: Em Tempo Real – Luís Cláudio Guedes