O ano legislativo na Câmara dos Deputados começou intenso. Durante toda a semana, diversos parlamentares se revezaram na tribuna para denunciar os problemas que a população brasileira vem enfrentando. O deputado Paulo Guedes (PT-MG) se manifestou sobre a situação das estradas de Minas Gerais, principalmente depois das chuvas. O parlamentar cobrou do governador Romeu Zema e do presidente Bolsonaro ações urgentes para a recuperação das rodovias, principalmente no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha.
Segundo o parlamentar, a maioria das estradas mineiras não recebe manutenção há mais de três anos e, com as fortes chuvas que caíram na região entre dezembro e janeiro, vários trechos foram interditados e diversos municípios continuam praticamente ilhados, já que os governos não tratam o problema com a urgência necessária. “Atualmente, são mais de 100 pontos de interdição parcial ou total. É claro que foi grande o volume de água em um curto período, mas a falta de manutenção nas estradas, mesmo em períodos de seca, contribui para que os problemas venham à tona no período chuvoso”, ressaltou Paulo Guedes ao lembrar que, no mês de dezembro, a Confederação Nacional do Transporte – CNT já havia apontado que 70% da malha viária do estado apresentava problemas de conservação.
Paulo Guedes contou que, nas últimas semanas, visitou várias cidades da região, quando foi possível constatar o abandono. “No Vale do Jequitinhonha, presenciei cenas muito tristes, com pessoas doentes e acamadas tendo que ser carregadas de um lado para o outro da estrada por meio de uma passarela – o único desvio da ponte da MGC-367, que liga as cidades de Couto Magalhães e Diamantina e que está completamente interditada desde 20 de janeiro”, disse. Guedes lembra que as equipes do DER-MG e do DNIT estiveram no local prometendo providências em 20 dias, mas até agora o problema continua.
No dia 02/02, o deputado se reuniu com representantes da Defesa Civil Nacional e com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para cobrar providências.
Paulo Guedes também relatou problemas no Norte de Minas. Segundo ele, a BR-135, no trecho que liga Itacarambi a Manga, está sem manutenção há mais de três anos. O parlamentar lembra que, no ano passado, foi travada uma luta intensa para que fosse aprovada no Congresso Nacional a inclusão de R$ 20 milhões no orçamento federal para o início das obras de asfaltamento do trecho, o edital foi lançado, mas a licitação foi mais uma vez frustrada.
Para Paulo Guedes, a luta maior é pelo asfaltamento, mas enquanto as obras não chegam é imprescindível que haja manutenção periódica nas estradas. É o caso também da MGC-479, que liga Januária a Chapada, e da MG-401, que liga Jaíba, Mocambinho e Matias Cardoso. Segundo o parlamentar, nesta última, as pessoas levam até sete horas para fazer um percurso que, em condições normais, deveria ser em menos da metade desse tempo, além da questão econômica, pois naquela região está localizado o Projeto Jaíba, a maior estrutura de irrigação da América Latina.
Ao cobrar providências dos governos federal e estadual, Paulo Guedes lamentou o sucateamento dos órgãos que cuidam da infraestrutura viária. “Não dá mais para ficar só no discurso, o presidente e o governador já estão no quarto ano de mandato. O DER-MG e o DNIT são órgãos que foram praticamente sucateados nos últimos anos, com poucos recursos para trabalhar. Essa falta de investimentos reflete na vida das pessoas”, afirma. O deputado também mencionou a necessidade de união da bancada mineira para solucionar o problema.
Leia também: REATIVAÇÃO DA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO É POSSÍVEL E VIÁVEL, CONCLUI AUDIÊNCIA PÚBLICA