A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar audiência pública em Montes Claros para cobrar do governo de Minas explicações para o abandono do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez. O requerimento é do deputado estadual Paulo Guedes, que se une à população para buscar soluções para os problemas que ameaçam o funcionamento das atividades no local.

Segundo relatos de funcionários, a situação precária de toda a estrutura do prédio está prejudicando as aulas dos cerca de 4.500 alunos de diversas áreas artísticas que estudam gratuitamente no Conservatório. Com parte do teto desabado por causa de uma chuva, o auditório está interditado há mais de um ano. Outras quatro salas que apresentam rachaduras no teto também estão fechadas. A cantina foi transformada em sala de aula.
    
Como se não bastassem os problemas estruturais, os funcionários das áreas administrativa e de serviços gerais foram reduzidos pela metade. E, agora, depois dos constantes protestos de alunos, professores e comunidade, o Conservátório está sendo atacado com perseguição política. Um exemplo foi a demissão, sem qualquer justificativa, da diretora Iraceníria Fernandez, eleita diretamente e que estava há 11 anos no cargo.
    
“Montes Claros é conhecida como a Cidade da Arte e da Cultura. Não podemos deixar que o descaso do governo acabe com o conservatório que tem mais de 50 anos de história e tanto contribui para o desenvolvimento dos grandes talentos da nossa região”, declarou o deputado Paulo Guedes.
    
Aprovada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia no dia 12/3, a audiência pública ainda não tem data marcada. “Estamos tentando agilizar todos os trâmites para que a reunião seja agendada para o início do mês de abril”, afirmou o parlamentar.

Fotos: Valdivan Veloso/G1 e Raíla Melo/ALMG