Diante das medidas restritivas dos governos estadual e federal, que colocam em risco as atividades de ensino, pesquisa e extensão das universidades públicas, é preciso fortalecer as parcerias na defesa das instituições da nossa região. E é isso que temos buscado junto àUnimontes, à Adunimontes Sindicato– Associação dos Docentes – e ao Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.
Em reunião no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, o diretor da unidade, professor Leonardo David Tuffi, e o vice-diretor, professor Helder dos Anjos, relataram os problemas que o instituto vem enfrentando devido aos cortes das verbas, principalmente para custeio, que reduziram em 20%. Tratamos também sobre trabalho de extensão, que atende a comunidade, e sobre a parceria com o nosso mandato na defesa da universidade.
Na Adunimontes, o sindicato dos professores da Unimontes, fizemos uma visita para conhecer a nova presidente da entidade, Ana The, e o assunto da reunião também foi a preocupação com os cortes do governo Zema: 20% na folha de pagamento, 10% de corte de custeio, além dos cortes no transporte, medidas que penalizam professores, estudantes e servidores técnico-administrativos e colocam em risco os serviços prestados à população. A nova diretoria da Adunimontes também está preocupada com a possibilidade de transferência da Unimontes e de todas as universidades para a Secretaria de Estado de Educação, atualmente subordinadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o que traria grandes prejuízos para a universidade.
Estamos unindo forças com a comunidade acadêmica, a bancada do Norte e todas as entidades de classe da região na defesa das nossas instituições, para que sejam cada vez mais fortes, e em prol do ensino público superior de qualidade.
Leia também: Deputados se unem para criação da “bancada da Unimontes”