O Diário Oficial da União desta quinta-feira (24/4/14) traz entre suas publicações o edital de licitação para as obras de asfaltamento da BR-135, no trecho entre Monte Rei e Montalvânia, no Norte de Minas, com extensão de 18,1 quilômetros. O prazo para cadastro de propostas vai até o dia 20/5, quando serão abertos os envelopes. Vencerá a empresa que oferecer o menor preço. Todas as informações e o edital completo estão no Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet).
Para o deputado estadual Paulo Guedes, este é mais um importante passo para a conclusão desta obra tão esperada em toda a região. “Avançamos mais uma etapa e assim continuamos firmes na luta para realizar este que é um dos maiores sonhos da nossa população. O asfaltamento da BR-135 significa mais qualidade de vida e desenvolvimento para os municípios contemplados pela rodovia”, declarou o parlamentar.
Paulo Guedes lembra que o trecho Monte Rei/Montalvânia ainda não foi concluído porque, em 2011, a empresa SPA Engenharia – contratada para executar a obra – decretou falência e deixou a região sem concluir a fase de terraplanagem desse pedaço da rodovia.
O deputado também relata que, desde 2010, quando as obras da BR-135 foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, houve muitos avanços. Já estão prontos os trechos Manga/Monte Rei e Montalvânia/Divisa com Bahia.
Licitação para projeto Manga/Itacarambi já tem empresa vencedora
Manga/Itacarambi é outro trecho da rodovia que ainda não foi concluído, mas que também está perto de ter suas obras iniciadas. Na semana passada, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a vencedora da licitação para a elaboração dos estudos e anteprojeto de engenharia para a pavimentação daquele trecho da rodovia. A empresa é a Spazio Urbanismo Engenharia Ltda, com sede em Goiânia – GO, que venceu com a proposta de menor preço: R$ 1.062.730,23.
Após a elaboração dos estudos e anteprojeto, finalmente, serão contratadas as empresas responsáveis pelos projetos básico e executivo e a pavimentação. A interrupção das obras no trecho entre Manga e Itacarambi ocorreu depois que um estudo antropológico realizado na região apontou a existência de cemitério indígena no traçado da rodovia, além do risco de danos às cavernas do Parque Nacional do Peruaçu.