Deputado Paulo Guedes chama de desastrosa a medida do prefeito Ruy Muniz de cortar verba de hospitais
Na última terça-feira (07/05), o líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Paulo Guedes, usou a tribuna para chamar a atenção para a pior crise de todos os tempos na área da Saúde de Montes Claros. Desde outubro do ano passado, os repasses da prefeitura para a Santa Casa estão atrasados. E não são apenas os recursos municipais que estão deixando de ser pagos. De acordo com a diretoria do hospital, até verbas estaduais e federais asseguradas por meio de portarias e protegidas por lei, estão retidas. “O prefeito Ruy Muniz precisa descer do palanque e começar a resolver os problemas graves de Montes Claros. Não vamos deixar que uma imposição desastrosa do prefeito se transforme numa grande tragédia para a população, que está pagando com suas vidas”, declarou o parlamentar.
Paulo Guedes citou também o Hospital Municipal Alpheu de Quadros, onde a falta de médicos compromete o atendimento de centenas de pacientes. O deputado lembrou ainda o fechamento dos serviços de ortopedia, traumatologia e cirurgia geral do Hospital Aroldo Tourinho, medida tomada por Ruy Muniz logo no início de seu mandato e que já havia sobrecarregado o atendimento da Santa Casa e do Hospital Universitário.
“O prefeito Ruy Muniz foi eleito com a proposta de mudança, de renovação, mas parece que as mudanças estão sendo para pior. Além de cortar os recursos dos hospitais, colocando em risco a vida de centenas de pessoas, ele ainda tenta jogar a opinião pública contra uma instituição de 143 anos, que tem relevantes serviços prestados não apenas a Montes Claros, mas a toda a população do Norte de Minas e até do Sul da Bahia”, afirmou o deputado.
Sobre a acusação do prefeito Ruy Muniz, de que o hospital estaria visando apenas o lucro e fazendo teatro para pressionar o governo a investir dinheiro na instituição, Paulo Guedes questionou. “Por que em vez de deixar de pagar os hospitais, penalizando a população, o prefeito não abre uma sindicância para apurar possíveis erros? O tempo que ele gasta acusando a diretoria do hospital e médicos, deveria ser usado para pensar uma proposta real para resolver o problema, sem comprometer a vida das pessoas”, disse.
O deputado lembrou ainda que o Ruy Muniz está construindo um hospital universitário, que será de sua propriedade. “Talvez ele já esteja pensando em beneficio próprio como sempre fez. Mas nós estamos do lado da povo e não vamos permitir abusos. Vamos fiscalizar e exigir que a administração municipal cumpra com o seu dever de garantir à população o direito à Saúde”, declarou Guedes.
Perdão de dívidas das Santas Casas
Ao contrário do prefeito Ruy Muniz, que corta as verbas dos hospitais de Montes Claros, o governo federal decidiu prestar socorro às Santas Casas e demais hospitais filantrópicos do País. A presidenta Dilma Rousseff afirmou que irá perdoar parte das dívidas passadas dos hospitais. Por outro lado, exigirá que essas instituições paguem impostos daqui para a frente e melhorem o atendimento prestado aos pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS). “Se o prefeito Ruy Muniz realmente olhasse para a realidade das pessoas que dependem do serviço público de saúde, ele agiria com mais responsabilidade e adotaria, como faz o governo federal, medidas que realmente resolvam os problemas e não ficaria criando mais problemas, como tem feito em Montes Claros”, disse Paulo Guedes.