A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (6/8/13), requerimento do deputado Paulo Guedes para a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Direitos Humanos, na cidade de Manga. O objetivo é apurar o desaparecimento do técnico judiciário, Álvaro Rocha de Farias, 36 anos, naquela cidade. A data da audiência será marcada nos próximos dias.

Álvaro Rocha é funcionário do Tribunal de Justiça e está desaparecido desde o dia 23 de maio. Familiares da vítima denunciam o descaso das autoridades policiais nas investigações.  Segundo eles, quatro pessoas foram presas suspeitas de matar Álvaro Rocha e uma delas teria, inclusive, confessado o crime. No entanto, o corpo ainda não foi localizado. A família reclama também da demora para a realização de perícia no carro dele, encontrado uma semana depois do sumiço. Inconformados com a demora da polícia em solucionar o caso, moradores da cidade já realizaram várias manifestações, pedindo providências.

O caso de Álvaro Rocha não é o primeiro que chama a atenção do deputado Paulo Guedes. No dia 15/7, as comissões de Segurança Pública e de Direitos Humanos também estiveram em Rio Pardo de Minas para cobrar das autoridades agilidade nas investigações do caso da garota Emilly Ferrari, de oito anos, que desapareceu no dia 4 de maio. A titular da Divisão Especializada de Referência a Pessoas Desaparecidas – DRPD, da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada Cristina Coelli Cicarelli assumiu o caso.
   
Segundo o deputado, “é crescente o número de casos de desaparecimento no Norte de Minas que ficam sem resposta. Precisamos mobilizar a população e exigir dos órgãos competentes uma apuração séria, mas também cobrar do governo de Minas melhorias na segurança pública da região”, disse Paulo Guedes ao lembrar que várias delegacias não têm viaturas e infraestrutura mínima para atender à população.