Audiência pública conjunta das comissões de Segurança e Assuntos Municipais foi solicitada pelos deputados Paulo Guedes e Cabo Júlio
    

As comissões de Segurança Pública e de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irão realizar audiência pública conjunta em Jaíba, Norte de Minas, com o objetivo de debater problemas no abastecimento de água nos núcleos do Projeto Jaíba e a precariedade da segurança pública dentro do Projeto e no próprio município.  A reunião, solicitada pelos deputados Paulo Guedes (PT) e Cabo Júlio (PMDB), será na próxima quarta-feira (30/4/14), às 9 horas, no Núcleo Habitacional NS2 (MG-401 – Mucambinho).
    
O deputado Paulo Guedes informou que alguns dos núcleos do Projeto Jaíba não possuem água tratada. “Vamos somar os nossos esforços para que seja criada uma estação de tratamento que irá garantir a qualidade da água que abastece a população local”, disse o parlamentar.  
    
A violência crescente combinada com a falta de estrutura em segurança pública é outra preocupação dos moradores do Jaíba. Na delegacia e no posto da Polícia Militar  faltam policiais e viaturas para atender as ocorrências. A falta de uma cadeia e de um fórum para agilizar os processos de prisão também tem contribuído para o aumento da violência na região. Só no primeiro semestre de 2013 foram registradas 48 ocorrências de crimes violentos e dez homicídios.
    
Para o deputado Paulo Guedes, “é preciso resolver esses problemas que afetam a vida da população e compromete o desenvolvimento do maior projeto de cultivo irrigado da América Latina”.
    
O Projeto Jaíba, com 300 mil hectares, foi iniciado na década de 60 e hoje abriga na área irrigada desde agricultores familiares até grandes produtores, que abastecem parte do mercado interno, além da exportação de frutas, grãos, legumes e hortaliças.