Casas saem do papel graças à ação de Paulo Guedes. Já são cerca de 2.000 moradias construídas e em andamento no Norte de Minas e Jequitinhonha
O Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), uma das mais importantes iniciativas do Governo Federal no âmbito social, está de vento em popa no Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri. Isso, porque uma iniciativa do deputado Paulo Guedes está agilizando a construção das unidades habitacionais. Ele montou uma equipe técnica para facilitar o acesso das famílias rurais ao Programa e acompanhar todo o processo até a construção das moradias.
A equipe, que é credenciada pela Caixa Econômica Federal, tem formação técnica em várias áreas para elaborar os projetos e auxiliar prefeituras e associações no cumprimento de todas as exigências do Programa. O PNHR é um dos braços do Minha Casa, Minha Vida e tem como objetivo reduzir o déficit habitacional rural e, principalmente, incentivar as famílias a permanecerem no campo. Com o programa, as pessoas podem viver no seu local de origem, produzir e ter uma vida digna.
As residências podem ser reformadas ou construídas. “Há uma preocupação constante de nossa parte em fazer com que todas as condições previstas sejam atendidas na construção das unidades habitacionais, garantindo a qualidade de vida dos moradores”, explica o deputado.
O município de Mato Verde é um exemplo da transformação da vida das famílias por meio do programa federal. Veja as fotos e alguns relatos emocionados de moradores.
Segundo o casal de agricultores, José Cardoso Farias e Maria Cantuaria Farias, a vida da família melhorou 100%. Se antes eles conviviam com os insetos, mofo e até com riscos de desmoronamento, agora moram numa casa novinha. “Hoje temos comodidade, conforto e segurança e devemos isso aos esforços do presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Nailton Alves, que procurou o deputado Paulo Guedes, que não apenas atendeu ao nosso pedido como fez questão de conhecer, pessoalmente, a nossa realidade”, disse ao lembrar que foi a primeira vez que viu um deputado na comunidade.
Para dona Maria da Conceição Barbosa (Dutinha), a casa nova é a realização do maior sonho da família. E brincou: “se eu morresse agora, morreria feliz. Sem a ajuda do Minha Casa Minha Vida eu nunca teria essa nova moradia”, disse.
Na casa antiga, Luzia Sousa tinha muitas dificuldades para cuidar da filha portadora de deficiência. “Tínhamos que carregá-la nos braços para tudo. Agora, além de uma casa nova, contamos com a acessibilidade, que proporciona uma maior qualidade de vida para a nossa filha e para toda a família”, ressaltou.
Luzia Souza com a filha e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Mato Verde, Nailton Alves.