A presidenta Dilma Roussef estará em Minas Gerais nesta terça-feira (27/8/13) e participará de dois eventos em Belo Horizonte. O primeiro, às 15 horas, é a formatura de 2.600 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na Serraria Souza Pinto. Às 18 horas, ela participa da inauguração do Centro Cultural do Banco do Brasil, na Praça da Liberdade.

O Pronatec já alcançou a marca de 4 milhões de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional. Os cursos são oferecidos nos estabelecimentos de ensino do Sistema S; nas escolas técnicas federais, vinculadas aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifets); nos colégios técnicos das redes estaduais, e nas universidades.

O programa atende a três públicos distintos. Há os cursos técnicos, voltados para estudantes de ensino médio, com duração média de um ano e meio; os de qualificação profissional, dirigidos aos trabalhadores, que têm de dois a quarto meses, e os cursos para o Brasil sem Miséria, que é de formação de cadastrados no Bolsa Família, também com duração de dois a quatro meses.

Para ampliar as vagas do ensino técnico, o governo da presidenta Dilma está expandindo a rede federal de educação profissional e tecnológica. Serão 208 novas escolas até o final de 2014. Dessas novas escolas, 94 já estão funcionando. Novos recursos também estão sendo repassados para que 539 municípios possam construir, reformar ou ampliar suas escolas técnicas profissionalizantes por meio de convênios com o Ministério da Educação.

Dilma em Minas Gerais:
Essa é a segunda visita a Minas Gerais em menos de dez dias. No último dia 20, a presidenta esteve em São João Del Rei, onde anunciou R$ 1,6 bilhão para investimentos em ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para 44 cidades históricas de 20 estados. A previsão é a de que o recurso seja aplicado em requalificação e obras de infraestrutura urbana, recuperação de monumentos, sítios históricos e patrimônio. As ações devem ser desenvolvidas nos próximos três anos.