Em defesa do Norte e Nordeste de Minas Gerais no enfrentamento da seca
O Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), publicou, nesta quinta-feira (14/9), o edital de licitação para a perfuração e instalação de 210 poços tubulares profundos, nas regiões Norte e Nordeste do Estado. A contratação será feita na modalidade de pregão eletrônico. A execução engloba os seguintes serviços: locação, perfuração, construção, equipagem, análise físico-química e bacteriológica da água e licenciamento ambiental
Os poços atenderão municípios da área de abrangência do sistema Sedinor/Idene. A ação faz parte do Plano para Enfrentamento da Seca, que visa ao acesso à água em áreas rurais que sofrem com a situação de escassez hídrica.
Para o deputado Paulo Guedes, esta é uma importante medida para amenizar o sofrimento de famílias que estão enfrentando um período extremamente crítico de seca na região. “Isso é questão de sobrevivência, já que em muitas comunidades falta água até para o consumo humano”, disse ao lembrar que cada poço perfurado atende, em média, 25 famílias por comunidade. Sendo assim, a estimativa é que esta iniciativa resolva o problema da falta d’água para, pelo menos, 5.250 famílias do Norte e Nordeste de Minas Gerais.
O edital está disponível nos sites www.sedinor.mg.gov.br e www.compras.mg.gov.br.
Com informações da Ascom Sedinor/Idene
Foto: Omar Freire