O CEFET-MG realizou, no dia 18 de março, a primeira grande reunião de representantes do poder público para a apresentação formal do projeto de transformação do instituto em universidade tecnológica.

O deputado federal Gabriel Guimarães participou do encontro, em Belo Horizonte, com o diretor-geral do CEFET-MG, professor Márcio Basílio, diretores dos CEFETS de todo o estado, prefeitos e vereadores.

Desde o início do mandato, Gabriel vem trabalhando na aprovação do projeto, considerado fundamental para o avanço da educação profissional em Minas. “Precisamos unir a bancada mineira e intensificar as nossas ações junto ao Governo Federal para a aprovação da proposta, que está sendo analisada pelo MEC”, afirmou

No encontro, o deputado disse também que vai buscar o apoio do ministro Fernando Pimentel, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, sobretudo, porque o projeto de transformação do CEFET-MG em universidade tecnológica beneficia toda a economia do país com geração de mão de obra qualificada.

O professor Márcio Basílio, diretor-geral do CEFET-MG, disse que esse é um projeto histórico, que vem sendo requerido desde a década de 1970, quando se deu a transformação da Escola Técnica Federal de Minas Gerais na Instituição que é hoje. “As conversas junto ao Ministério da Educação vêm ocorrendo desde 2003, quando o contingente de servidores e alunos da Instituição apoiou o projeto de transformação”.

O CEFET-MG inicia nos próximos dias audiências públicas nas diversas cidades para a ampliação do movimento de engajamento à transformação do CEFET-MG em universidade tecnológica.

Fonte: Assessoria Parlamentar