Deputado Paulo Guedes se reuniu com o secretário nacional de Saúde, Helvécio Miranda, que garantiu investimentos no Norte de Minas

No momento em que a Santa Casa de Montes Claros vira notícia na imprensa regional, que mostrou a falta de investimento da Prefeitura no hospital, prejudicando o atendimento à população, o deputado Paulo Guedes busca alternativas para melhorar a assistência à saúde em todo o Norte de Minas. O parlamentar defende a melhoria do serviço em todos os municípios da região, pois, além de levar atendimentos de qualidade para a população, contribuirá para reduzir a procura em Montes Claros, com consequente desafogamento nos hospitais da cidade.

No dia 19/03, o líder da Bancada do PT na ALMG participou de reunião com o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, em Belo Horizonte. Paulo Guedes, o prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, e o vice-prefeito de Salinas, Tião de Olegário, apresentaram a situação precária dos hospitais do Norte de Minas, especialmente os de cidades polo como Januária, Manga, Porteirinha, Salinas e São Francisco.  

O deputado relatou ao secretário que devido à falta de infraestrurura e de profissionais nesses municípios, a população precisa viajar até Montes Claros para receber atendimento, principalmente de urgência e emergência. Helvécio Miranda disse que fará visitas técnicas aos hospitais da região, para conhecer os problemas de perto. Ele garantiu que, após esse levantamento, o governo federal irá liberar recursos federais para a reestruturação da rede hospitalar de cada microrregião.

Combate à dengue

O aumento da dengue em Minas Gerais foi outro assunto discutido na reunião com o secretário Helvécio Miranda. O estado já registrou este ano cerca de 100 mil casos da doença, 1/3 do total registrado no Brasil. O deputado Paulo Guedes pediu o apoio do governo federal para combater a dengue em Minas e criticou o governo do estado que, segundo ele, gasta milhões em propagandas mentirosas dando conta de que o problema estaria controlado.  

Ainda na reunião, o secretário Helvécio Miranda garantiu que irá melhorar e ampliar o atendimento do Samu-192 na região.