O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) ouvirá nesta sexta-feira (5/12), às 19 horas, em audiência pública, no anfiteatro do Campus I, as demandas dos moradores de Diamantina para a escolha dos cursos superiores e técnicos que serão ofertados no novo Campus do Instituto no município a partir de 2015. Diamantina representa o décimo campus do IFNMG e marca o encerramento das comemorações de cinco anos do instituto.
“Começamos um novo ciclo com o Campus Diamantina, o de parcerias. Com o convênio com a UFVJM, vamos estabelecer sintonia com o conhecimento proporcionado pelo Parque Tecnológico (Partec) da universidade. Com esse cenário, a participação da sociedade local é fundamental, pois é ela quem vai ajudar a definir os cursos que vamos oferecer.”, ressalta o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva.
De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e presidente da Comissão de implementação do Campus Diamantina, professor Júnio Jaber, em breve o IFNMG terá seu próprio campus na cidade, que começará a ser construído em área próximo ao Aeroporto. Ainda segundo ele, várias reuniões com a sociedade civil organizada e moradores já foram realizadas em Diamantina para apresentar o que é e como o IFNMG atua na oferta de educação pública, gratuita e de qualidade.
“Após esse trabalho de divulgação da nossa atuação em educação e da audiência pública, vamos disponibilizar um questionário de pesquisa no site do Instituto para conhecer as sugestões dos moradores em relação aos cursos”, frisa o presidente da comissão. Ele lembra que a segunda audiência pública deve ser realizada em maio de 2015, após a análise dos questionários.