JanuáriaReunião programada para o próximo dia 26 é a quarta de uma série realizada pela Cipe São Francisco, requerida pelo deputado Paulo Guedes.

O município de Januária, no Norte de Minas, vai sediar no dia 26/6/14 audiência pública da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Cipe São Francisco). Será a quarta reunião de um total de cinco que estão sendo realizadas com o objetivo de discutir a revitalização do “Velho Chico” e a retomada das obras da hidrovia. A audiência será às 9 horas, no auditório da Unimontes (Rua do Sertanejo, 212, Bairro Jadete).
    
O pedido para as reuniões é do presidente da Cipe São Francisco, deputado Paulo Guedes (PT). Segundo ele, o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco inclui obras de recuperação, conservação e preservação ambiental. O parlamentar reconhece que existem avanços como a construção de redes de esgoto nos municípios que são atravessados pelo rio, mas que a situação do leito ainda é preocupante. “O Norte de Minas está sendo cada vez mais castigado com os efeitos da falta de chuvas, por isso precisamos cuidar desse nosso importante patrimônio, que é o Velho Chico”, declarou Paulo Guedes ao afirmar que “é cada vez mais urgente agilizar as ações do programa de revitalização”.
    
Segundo o deputado, esta série de audiências tem também o objetivo de mobilizar a população da região para cobrar dos órgãos competentes a retomada das obras da hidrovia do Rio São Francisco. Paulo Guedes lembrou que, nas reuniões anteriores, gestores públicos afirmaram que a consolidação da hidrovia é viável e que já existem, inclusive, levantamentos das potencialidades de transporte por meio do Rio São Francisco.
    
    
Audiências – Audiências da Cipe São Francisco com este mesmo objetivo já foram realizadas em Pirapora, Arinos e São Francisco. Após Januária, o município de Manga também receberá a Comissão, no dia 30/6.     
    
O Rio São Francisco atravessa cinco estados brasileiros. São eles: Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe, todos integrantes da Cipe. Segundo Paulo Guedes, também serão realizadas reuniões nos demais estados banhados pelo rio.