ponte São Francisco - Pintópolis

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) publicou, nessa quarta-feira (04/07), os nomes das empresas habilitadas para realizar as obras da ponte São Francisco-Pintópolis, sobre o rio São Francisco,   Norte de Minas Gerais. A conclusão do processo foi possível após o fim do impasse judicial que vinha desde dezembro de 2017, quando empresas inabilitadas na licitação impetraram mandado de segurança questionando o resultado. (confira aqui o edital)

Foto: Manoel Marques – Imprensa-MG

deputado Paulo Guedes, que levou a demanda ao governador Fernando Pimentel e participou, em novembro do ano passado, do anúncio da licitação, vem acompanhando todo o andamento do processo. “Esta é uma etapa muito importante nesta conquista histórica do Norte de Minas. O próximo passo é a liberação dos recursos para o início das obras. Continuamos na luta e esperamos que as empresas comecem os trabalhos ainda neste ano”, disse o parlamentar ao lembrar que “a ponte vai ligar o Norte de Minas ao centro-oeste do Brasil, encurtando caminhos e alavancando o crescimento da região”.

A ponte São Francisco-Pintópolis será a maior já construída em Minas Gerais, com cerca de 1,2 quilômetros de comprimento e 13 metros de largura. Com investimentos da ordem de R$ 105 milhões, a obra irá facilitar a logística de transporte e escoamento da produção das cidades dos Territórios Norte e Noroeste do Estado, além de permitir a navegação de embarcações pequenas e médias. Hoje, a travessia entre os dois municípios é feita por meio de balsas e leva cerca de uma hora, tempo que, de acordo com o DEER, quando a obra estiver pronta, será reduzido para dez minutos.