Uma comitiva do município de Itacambira, no Norte de Minas, formada pelo prefeito José Francisco Ferreira (Zequinha) e vereadores, se reuniu com o deputado Paulo Guedes, nesta terça-feira (21/05), em Belo Horizonte. Eles estiveram no gabinete do parlamentar para reforçar o apoio para a construção da Barragem de Congonhas, entre os municípios de Itacambira e Grão Mogol.

O deputado Paulo Guedes disse que o Governo Federal irá autorizar o Departamento Nacional de Obras contra as Secas – Dnocs a licitar as obras da barragem, ainda neste semestre. O compromisso foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, em audiência com o deputado, no último mês, em Brasília-DF.

A barragem está orçada em cerca de R$ 300 milhões e é uma reivindicação histórica de toda a região. “Esperamos que a burocracia dos órgãos ambientais mineiros não emperre a obra mais vez”, disse o parlamentar ao lembrar que inúmeros recursos já voltaram para os cofres do governo por falta de cumprimento dos prazos para as licenças ambientais.  Do montante previsto para o investimento, o Ministério da Integração Nacional já transferiu R$ 6,9 milhões para a Ruralminas, que irá elaborar os estudos socioambientais e fundiários.

A Barragem de Congonhas terá capacidade para receber até um bilhão de metros cúbicos de água e vai garantir o abastecimento de Montes Claros, em quantidade e qualidade de água, além da revitalização da bacia do Rio Verde Grande, sub-bacia do Rio São Francisco.