Audiência pública da ALMG, requerida pelo deputado Paulo Guedes, vai discutir a viabilidade de implantação da Central de Abastecimento no município.
Montes Claros vai receber na próxima segunda-feira (7/4) a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa (ALMG). O objetivo da audiência pública é discutir com autoridades, produtores rurais, feirantes, comerciantes e consumidores a possibilidade de implantação de uma unidade das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas), no município.
O requerimento da audiência pública, que será realizada às 9 horas, na Câmara Municipal, é do deputado estadual Paulo Guedes (PT). Segundo ele, a ideia é fazer uma ação conjunta com a Ceanorte para potencializar, aperfeiçoar e ampliar os serviços prestados no local.
O parlamentar afirma que a implantação da unidade da CeasaMinas pode trazer vários benefícios para o setor no município. Ele cita a organização da cadeia produtiva, o incentivo à diversificação da produção no campo, melhorias na estrutura para atender às demandas dos usuários, informações de mercado, calendário de sazonalidade dos preços de hortigranjeiros e cereais, catálogos de produtores e de empresas entre outros.
“Montes Claros é uma cidade polo, com cerca de 400 mil habitantes e referência para mais de 150 cidades do Norte, Noroeste de Minas e até da Bahia; possui o segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil e reúne todos os requisitos para receber uma unidade da Central de Abastecimento de Minas”, destacou Paulo Guedes.
A CeasaMinas é uma empresa de economia mista do governo federal, que possui e administra diretamente o entreposto da Grande BH, localizado no município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e outras cinco unidades instaladas nos municípios de Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Juiz de Fora e Barbacena, na Zona da Mata; e em Governador Valadares e Caratinga, ambas no Vale do Rio Doce.