-O Norte de Minas é a região do Brasil que mais está construindo moradias pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), conforme dados da Caixa Econômica Federal. Já são mais de 2 mil casas construídas e em andamento. Na Caixa, estão protocolados e aguardando a liberação de recursos 86 projetos que vão beneficiar mais 2.324 famílias na região. Além disso, novos projetos estão sendo trabalhados para a inclusão de outras  1.000 moradias.

O avanço do programa no Norte de Minas está sendo possível graças ao apoio do deputado Paulo Guedes, que montou uma equipe para ajudar tecnicamente as famílias no acesso ao programa. “Todo o processo é conduzido pelas entidades organizadoras, sindicatos e associações comunitárias; com autonomia inclusive para a compra do material, que geralmente é feita na própria região, fortalecendo o comércio e a mão de obra local.“

Pioneirismo Quilombolas e assentados são contemplados por projeto habitacional

-Os moradores do Quilombo de Palmeirinha, no município de Pedras de Maria da Cruz, conquistaram a casa própria com a ajuda do PNHR. Das 140 famílias que compõem a comunidade, 99 já foram contempladas. O projeto batizado de “Morar no Quilombo, viver com dignidade” vai beneficiar outras 73 famílias.
    
Também serão contempladas outras 780 famílias de comunidades quilombolas de  Januária, Serranópolis, Varzelândia, São Francisco, Monte Azul, Pai Pedro, Manga, São João da Ponte, Jaíba, Riacho dos Machados, Felisburgo e Catuti. Todos os projetos já estão protocolados na Caixa, e alguns já assinados.
    
Em assentamentos de Reforma Agrária, o primeiro a ser beneficiado é o P.A. Betinho, em Bocaiúva, com 15 unidades já protocoladas, seguido do P.A. Sol Nascente, em Francisco Sá. Outros empreendimentos de municípios como Urucuia, Pintópolis e Juvenília já estão em análise. A estimativa é beneficiar mais de 250 famílias assentadas em nove municípios da região.      

    
Casas nas cidades

Além das moradias rurais, o Minha Casa Minha Vida já construiu milhares de casas em áreas urbanas, contemplando moradores  de várias cidades do Norte de Minas como Montes  Claros, Januária, Janaúba, São Francisco e Pirapora.