O Norte de Minas é a região do Brasil que mais está construindo moradias pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). A afirmação é do superintendente regional da Caixa Caixa Econômica Federal, Marcelo Bonfim. O avanço do programa na região está sendo possível graças ao apoio do deputado estadual Paulo Guedes, que montou uma equipe técnica para facilitar o acesso das famílias rurais ao Programa e acompanhar todo o processo até a construção das casas.
Já são cerca de 2.000 moradias construídas e em andamento na região. Segundo Marcelo Bonfim, o Norte de Minas também tem o maior número de casas já protocoladas em todo o país. O deputado Paulo Guedes afirmou que até o início do mês de abril serão 4.857 projetos apresentados à Caixa. Ele ressalta que todos os esforços serão feitos para se chegar a esse mesmo número de beneficiados, mas lembra que isso depende da aprovação do cadastro junto ao órgão.
Nesta sexta-feira (21/3), Paulo Guedes, o presidente do PT de Montes Claros, Paulo Rogério, e a equipe técnica do programa na região se reuniram com o superintendente Marcelo Bonfim. No encontro foram protocolados projetos para a construção de 36 casas na comunidade rural de Aparecida do Mundo Novo. O trabalho nessa e em outras localidades de Montes Claros está recebendo dedicação especial também do vereador Rodrigo Cadeirante. Ele está acompanhando todo o processo, desde o levantamento das famílias que serão beneficiadas até a entrega das casas.
O deputado Paulo Guedes informou que nesta sexta-feira também foram protocolados 137 projetos na agência da Caixa Econômica de Januária. Os pedidos contemplam 39 famílias do município de Ibiracatu, 29 de São João das Missões, 28 de Lontra e 41 de Bonito de Minas.
O PROGRAMA
O PNHR é um dos braços do Minha Casa, Minha Vida e tem como objetivo reduzir o déficit habitacional rural e, principalmente, incentivar as famílias a permanecerem no campo. As residências podem ser reformadas ou construídas. “Há uma preocupação constante de nossa parte em fazer com que todas as condições previstas sejam atendidas na construção das unidades habitacionais, garantindo a qualidade de vida dos moradores”, explica Paulo Guedes. Para ele, com esse programa a presidenta Dilma Rousseff cumpre o importante compromisso social de levar dignidade para as famílias que moram no campo.