Foto: Raíla MeloO governador eleito, Fernando Pimentel, anunciou nessa terça-feira (30) os nomes que vão compor o primeiro escalão do seu governo a partir de 2015. O deputado estadual Paulo Guedes (PT), que nas últimas eleições foi o mais votado do Estado, com 164.831 votos, assumirá a Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor).
Nos dois mandatos como deputado estadual, Paulo Guedes teve seu trabalho voltado principalmente para as regiões Norte, Noroeste de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri, onde estão concentrados os municípios mais carentes do Estado, foco das ações da Sedinor. Criada em 2003, a Secretaria visa operacionalizar políticas para o desenvolvimento socioeconômico dessas regiões. “Fiquei muito honrado com o convite para comandar esta pasta tão importante e que cuida exatamente da nossa região. À frente da Sedinor, daremos continuidade e ampliaremos – em muito – todo o trabalho que já vem sendo feito em parceria com o Governo Federal e que tem transformado a vida de milhares de famílias”, disse.
Segundo Paulo Guedes, além das novas iniciativas, programas como Leite pela Vida, Combate à Pobreza Rural e Água para Todos serão aperfeiçoados com as parcerias e a unificação das políticas públicas estaduais e federais. O futuro secretário também afirmou que pretende fortalecer o trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), autarquia vinculada à Sedinor. “Vamos propor novas ideias e buscar os recursos em todas as esferas de governo para que as ações sejam realmente efetivadas”, garantiu.
Na última sexta-feira, Guedes se reuniu com proprietários de laticínios do Norte de Minas, que reclamaram de atrasos no pagamento do programa Leite pela Vida no Estado. Além do compromisso de resolver a situação, ele propôs levar ao governo a sugestão de ampliar o programa para a merenda escolar. Com isso, produtores passariam a entregar 200 mil litros/dia, em vez dos atuais 150 mil/litros. O Leite pela Vida tem o objetivo de combater a desnutrição e a mortalidade infantil, beneficiando gestantes, criança e idosos, além de gerar renda aos produtores de leite cadastrados no programa.

PERFIL
Paulo José Carlos Guedes, 44 anos, casado, é natural de São João das Missões e filho de trabalhadores rurais. Foi vereador por três mandatos na cidade de Manga. Atuou como presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) e como coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-MG). Na ALMG, cumpriu dois mandatos como deputado estadual e, nos últimos cinco anos, presidiu a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Cipe São Francisco) entre outras atividades.