Na Assembleia Legislativa o Deputado anunciou que pretende ampliar o debate com a sociedade e trabalhar em prol dos municípios mineiros nos assuntos relacionados com o desenvolvimento urbano e regional.
O deputado estadual Paulo Guedes (PT) foi eleito nesta quarta-feira (22), presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O deputado Fred Costa (PEN) será o vice-presidente. Ao assumir a comissão que analisa proposições e assuntos relacionados com o desenvolvimento urbano e regional, Paulo Guedes anunciou que pretende ampliar o debate com a sociedade e trabalhar em prol dos municípios mineiros. “Vamos fazer uma discussão mais ampla, sempre pautando assuntos importantes para o desenvolvimento dos municípios, como saúde, educação, segurança, meio ambiente e infraestrutura”, disse.
LEI ROBIN HOOD – Paulo Guedes adiantou que entre os assuntos que serão pautados na Comissão está a proposta de revisão da Lei Robin Hood em Minas Gerais. “Levaremos este debate a todas as regiões do estado, discutindo com os deputados, com prefeitos e com a população sobre as mudanças necessárias para que tenhamos uma divisão justa do ICMS no estado”, disse.
Segundo o novo presidente, a Lei Robin Hood tem hoje uma série de falhas nos seus critérios de distribuição da cota-parte do ICMS dos municípios, de forma que os mais pobres são os mais prejudicados. “É uma lei que tem uma proposta muito bonita, de diminuir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento dos municípios, mas, na prática, isso não acontece, causando uma série de distorções no estado, principalmente nas áreas de meio ambiente, saúde e educação”, ressaltou o parlamentar.
PERFIL – Paulo Guedes é natural do município de Manga, no Norte de Minas Gerais, onde começou sua vida política, aos 20 anos de idade. Foi vereador por três mandatos, coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-MG), onde realizou ações importantes de convivência com seca na região. A convite do governador Fernando Pimentel, assumiu, em 2015, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor). Durante um ano e quatro meses, coordenou vários programas, ações e projetos de convivência com a seca e de combate às desigualdades no Norte e Nordeste do Estado, estimulando o desenvolvimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida da população. Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Paulo Guedes exerce o seu terceiro mandato após ter obtido, nas eleições de 2014, a maior votação da história do legislativo mineiro.