Programa Minas Comunica II beneficia 1,2 milhão pessoas que viviam sem acesso à tecnologia.

As telecomunicações — aliadas às novas ferramentas da internet — tornaram-se imprescindíveis à vida em sociedade. Além de aproximar as pessoas, facilita a realização de negócios e o acesso rápido aos principais serviços públicos, dentre outras inúmeras conquistas para o cidadão. Diante dessa realidade, o Governo de Minas Gerais está concluindo, neste ano, o Programa Minas Comunica II, que leva telefonia celular 3G a 688 distritos em todas as regiões do estado.

Para atender aproximadamente 1,2 milhão de pessoas que vivem fora dos centros urbanos, os investimentos estaduais chegaram a R$ 112 milhões, por meio de crédito outorgado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) à operadora Vivo, vencedora da licitação.

O serviço já foi instalado em 671 (95%) distritos mineiros e a média do valor investido em cada um deles é de R$ 162 mil. Faltam apenas 17 distritos para a conclusão do trabalho previsto no cronograma do Minas Comunica II.

O benefício chega a todos, sem distinção. Entre as localidades que já receberam a telefonia móvel 3G, por exemplo, está Quartel de São João, distrito que pertence ao município de Quartel Geral (Território Oeste), com apenas 64 habitantes. Outro destaque é Novilhona, o maior distrito atendido no estado, localizado em Novo Cruzeiro (Médio e Baixo Jequitinhonha).

Acesso ao mundo

O programa promove uma pequena revolução em localidades espalhadas pelas montanhas de Minas. Foi o que ocorreu no histórico distrito Levinópolis, em Januária. “De acordo com o Deputado Paulo Guedes, o projeto Minas Comunica II é uma conquista enorme para os distritos de Minas Gerais. “As torres proporcionam mais do que o sinal de telefonia, e sim, desenvolvimento e acesso à comunicação para as comunidades.”

Leia aqui:   Distrito de Levinópolis, em Januária, ganha acesso à telefonia celular
 

Estado leva telefonia móvel e internet a quase 700 distritos mineiros, garante inclusão digital e viabiliza empreendimentos
Divulgação/Seplag

 

<Mais>
 
 
CONSULTE AQUI OS MUNICÍPIOS BENEFICIADOS: programa_minas_comunica_ii_municipios_beneficiados
 
FONTE: www.agenciaminas.mg.gov.br