Paulo Guedes indica recursos para a saúde no norte de minas

O deputado federal Paulo Guedes vai destinar emendas parlamentares que somam cerca de R$ 8 milhões para atender diversos municípios, na área da saúde. Outras áreas como educação e infraestrutura também serão atendidas pelo parlamentar por meio de recursos indicados no orçamento da União.

Grande parte das emendas vai atender a região Norte de Minas. “São municípios com muitas demandas urgentes e importantes, mas com recursos profundamente escassos. Infelizmente, a maioria das cidades do interior possui uma estrutura de atendimento à saúde extremamente precária, por isso esse apoio é fundamental para que a população seja atendida nas suas necessidades fundamentais”, explica Paulo Guedes ao lembrar que uma das características da região é a grande extensão territorial, “por isso é importante que essas cidades tenham autonomia nos serviços de saúde para que consigam atender sua população com qualidade, diminuindo a necessidade de buscar esses atendimentos em outras cidades”, destaca

Os recursos serão destinados ao custeio e à estruturação da rede de saúde, melhorando os serviços de atenção básica e de média e alta complexidade, nos hospitais. “Uma das importantes lições que tivemos com a pandemia de Covid-19 é que ter uma rede de saúde estruturada é extremamente importante, mas em situações como essas que estamos vivendo fica ainda mais clara a importância da missão SUS, que é proteger, zelar e promover a saúde”.

O deputado Paulo Guedes ressalta que os recursos que serão indicados agora vão reforçar, ainda mais, o apoio que já vem sendo dado à saúde na região, garantindo ações de enfretamento da pandemia. No ano passado, o parlamentar destinou, em parceria com o deputado estadual Virgílio Guimarães, quase R$ 30 milhões para a área, beneficiando 63 municípios do Norte e Nordeste de Minas Gerais. “A melhoria da saúde nos municípios, especialmente os mais carentes, sempre foi uma preocupação dos nossos mandados e, agora, mais do que nunca, precisamos dotar os hospitais e todas as unidades de saúde de uma estrutura mínima, que seja capaz de atender as demandas locais”, disse.

Dos recursos destinados, em 2020, quase 4 milhões foram para hospitais de Montes Claros: Santa Casa, Aroldo Tourinho, Universitário Clemente de Faria e Dilson Godinho, que atendem toda a população de Montes Claros e também do Norte de Minas.

Baixe aqui a matéria direto do Jornal Gazeta Norte Mineira 

Leia também:  REFORÇO NA SAÚDE DE QUASE 30 MILHÕES PARA MAIS DE 60 MUNICÍPIOS