Deputado Paulo Guedes tem mantido conversas com o Governo Federal sobre as rodovias federais que cortam o Norte de Minas.

A continuidade das obras de pavimentação da BR-135 entre as cidade de Manga e Itacarambi, com extensão de 48 quilômetros, no extremo norte-mineiro, foi motivo de nova audiência entre o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) e os deputados petistas Gabriel Guimarães (federal) e Paulo Guedes (estadual), no início da tarde desta quinta-feira (26/4) em Brasília.

O deputado Paulo Guedes voltou a solicitar ao ministro Paulo Sérgio que desmembre o trecho entre Manga e Itacarambi em dois lotes. Um deles contemplaria o trecho entre Manga e São João das Missões, onde não há pendência ambiental ou de qualquer outra natureza e poderia receber o aval dos órgãos ambientais para o início da licitação da empresa responsável pela obra. Guedes acredita que essa parte da rodovia, com extensão de 22 quilômetros, pode ter seu andamento antecipado em relação ao trecho São João das Missões a Itacarambi, em que há estudo antropológico em curso realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre a existência de sítio arqueológico que indicaria o povoamento da região por povos ancestrais.

O ministro Sérgio Passos determinou ao Dnit que realize estudo mostrando a viabilidade de autorizar a pavimentação entre Manga e São João das Missões, enquanto se espera pela solução definitiva para os passivos que retardam a ordem de serviço no subtrecho da rodovia com passivo ambiental em aberto.

BR-251

O Ministro Paulo Sérgio Passos disse também que já foi contratado o projeto-executivo para a recuperação da BR-251, entre as cidades de Montes Claros e Salinas. Conhecida como rodovia da morte, o trecho recebe tráfego de cerca de 20 mil veículos por dia é transformou-se em ameaça permanente aos seus usuários. A proposta é duplicar o trecho de 28 quilômetros entre o anel rodoviário que circunda Montes Claros e o trevo para a Janaúba, obra que incluiria a readequação do viaduto existente no local ao novo formato da rodovia.

Reprodução: Blog Em Tempo Real