Deputado Paulo Guedes defende em seminário retomada de investimentos em infraestrutura, transporte, logística e mobilidade

O deputado federal Paulo Guedes (PT-MG) defendeu, nessa segunda-feira (11), a necessidade de o governo federal recuperar a capacidade de investimento nas áreas de infraestrutura, modernizar o que está sucateado, como no caso do transpore, para solucionar problemas urgentes e buscar novas alternativas para fazer frente às demandas do futuro.

Segundo ele, essa ação será essencial para a retomada da economia do País, além de impulsionar a geração de emprego e renda. As declarações foram feitas durante o seminário temático Resistência, Travessia e Esperança, promovido pelas bancadas do PT na Câmara e no Senado, PT Nacional, Fundação Perseu Abramo – FPA e Instituto Lula.

Coordenador do seminário, o deputado Paulo Guedes afirmou que as estratégias adotadas nos últimos 20 anos, passando pelos governos de Lula e Dilma e por último Temer e Bolsonaro, dão uma visão do que deu certo e do que não deu, com lições e aprendizados para buscar o melhor caminho para o futuro, nos contextos da realidade atual.

Ele citou o desmonte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC pelo governo Bolsonaro. Segundo o parlamentar, os governos do PT criaram o PAC, com fortes investimentos em infraestrutura de transporte. Mas essa importante iniciativa foi progressivamente abandonada no governo Temer e totalmente eliminado no governo Bolsonaro em 2020. “As nossas estradas estão totalmente abandonadas, sem novas obras e sem manutenção nas vias existentes”, alertou.

Equilibrar matriz de transportes

O deputado Paulo Guedes lembrou que 65% do transporte de carga realizado no Brasil é feito por rodovias, 15% por ferrovias, 11% por navegação de cabotagem por via costeira e apenas 5% por hidrovias. “Precisamos equilibrar a nossa matriz de transportes, utilizando os diversos modais que temos à nossa disposição”, disse ao destacar a importância de investimentos em hidrovias e ferrovias, para minimizar a dependência do País em relação ao transporte rodoviário.

 Infraestrutura de transportes é o caminho para o País voltar a crescer                         Seminário do PT aponta criação de um Sistema Único como solução para a garantia de Mobilidade Urbana para todos

O Rio São Francisco, por exemplo, com 1,4 mil quilômetros navegáveis entre Pirapora, Norte de Minas, até Juazeiro e Petrolina, é praticamente inutilizado. A nossa malha ferroviária, apenas 25% das vias estão em operação, sendo que o restante está subutilizado ou sem utilização. Ainda precisamos melhorar a nossa logística e a nossa mobilidade para reduzir custos, melhorar a qualidade de serviços para usuários e reduzir a emissão de poluentes”, destacou.

Mobilidade Urbana e transporte para todos

Especialistas defenderam a criação de um Sistema Único de Mobilidade Urbana no País, como forma de garantir o direito de ir e vir em todas as cidades, bem como a utilização de um transporte urbano de qualidade para todos.

O deputado Paulo Guedes ressaltou que parte dos problemas urbanos vividos pela população brasileira hoje em dia é resultado do rápido e desordenado crescimento das cidades. “Além de voltar a investir em mobilidade urbana, apoiando estados e municípios, é fundamental que se planeje uma mobilidade inteligente, integrada e sustentável”, disse.

Para ele, garantir uma mobilidade segura e eficiente para a população é um dos principais desafios dos municípios, e a busca de soluções precisa ser compartilhada com governos estaduais, federal e iniciativa privada. “A mobilidade urbana não tem uma única solução, são várias alternativas que podem ser testadas e implementadas, de acordo com os gargalos e as necessidades de cada região. Com planejamento e investimento, é possível fazer grandes transformações nos padrões de locomoção e na perspectiva de cidades mais sustentáveis”, afirmou.

Investimentos em transporte paralisados

O parlamentar comparou como o tema da mobilidade urbana foi tratado pelos governos petistas em relação ao atual governo Bolsonaro. “Nos governos do PT foram investidos em obras de mobilidade urbana cerca de R$ 200 bilhões para expansão de metrô, trens, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT´s) e corredores exclusivos em vários estados, por meio do PAC-Mobilidade. Com o governo Bolsonaro não há apoio a investimentos. Em 2020, por exemplo, os recursos destinados ao transporte coletivo foram apenas 27% do valor investido em 2015”, alertou.

 

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