UNIMONTES – pela criação de uma bancada suprapartidária!
Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18/03/19), no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, deputados federais e estaduais votados no Norte de Minas defenderam a criação de uma bancada suprapartidária tanto na Câmara Federal como na Assembleia Legislativa para atendimento às demandas da Universidade, que abrange uma área próxima a 40% do território mineiro.
O deputado federal Paulo Guedes reforçou a importância da unificação de bancada e reconheceu que as ações coletivas por meio de emendas e captação de recursos extras podem contribuir no atendimento às demandas do ensino superior no Norte de Minas.
Recentemente, o deputado anunciou a liberação de meio milhão de reais de emenda parlamentar destinados ao hospital universitário. Paulo Guedes também trabalha na organização de audiência pública que tem como finalidade buscar aporte financeiro ao HU, único hospital 100% SUS do Norte de Minas.
Com atuação nas regiões Norte, Noroeste e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a Unimontes se dedica a contribuir de maneira mais significativa para o desenvolvimento econômico e cultural da região. São 342 municípios alcançados, 2 milhões de habitantes beneficiados e aproximadamente 11.278 alunos. Além do ensino – área por excelência da Unimontes, a instituição atende ainda a população por meio do hospital universitário, único 100% SUS da região e que em 2018 levou mais de meio milhão de atendimentos hospitalares à população.
O deputado estadual Virgílio Guimarães ressaltou a importância estratégica da Unimontes, considerando também a necessidade de mais apoio à instituição na manutenção e ampliação das ações voltadas para a melhoria da qualidade da população.
A deputada estadual Leninha de Souza considerou o momento como oportuno para reafirmar o valor histórico do ensino superior para o desenvolvimento onde a universidade atua. Ela considera que a Unimontes, como geradora do conhecimento, deve ser protagonista no debate de estratégias para o arranjo econômico do Estado.
Já o deputado federal Marcelo Freitas ressaltou a “essencialidade da universidade para a formação profissional em quase a metade do Estado”. No entanto, mostrou-se preocupado com o quantitativo de vagas ociosas e sugeriu um estudo de viabilidade para a redução desse quadro, a partir da criação de cotas regionais nos processos seletivos. Segundo ele, a medida já é assegurada em parecer da Advocacia Geral da União (AGU) em outras universidades brasileiras.
O reitor da universidade, professor Antônio Alvimar, e os pró-reitores entregaram a cada deputado os dados relativos ao orçamento da Universidade para o ano de 2019, com base na Lei Estadual 23.290; os números atuais sobre as ações de ensino, pesquisa, extensão e serviços; a proposta de captação de recursos para a finalização do Teatro Universitário no campus-sede, além de números sobre o plano de redimensionamento do quadro de pessoal da Universidade e do HUCF.
Ao final do encontro no campus da Unimontes, os deputados e assessores visitaram o Teatro Universitário “Reitor José Geraldo de Freitas Drumond”, que está em fase final de conclusão e necessita da captação de recursos para a entrega da obra à comunidade.
Fonte: com informações da Ascom da Unimontes
Leia também: PEC52 propõe valorização de professores da UEMG e UNIMONTES