Deputado Paulo Guedes defendeu a implantação do projeto, em audiência pública.

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lançou o edital da licitação 08/2018, para contratar a elaboração de projetos básicos de arquitetura/urbanismo e engenharia, necessários às obras de implantação do Distrito Industrial II de Montes Claros, na Estrada da Produção, km 3. A área total de implantação do novo distrito industrial  em Montes Claros soma 2.250.260,72 m2, incluindo infraestruturas urbanas e espaços destinados à reserva legal.

Para o deputado Paulo Guedes, que defendeu o assunto em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa – ALMG, na semana passada, o novo distrito contribuirá para fomentar o desenvolvimento no município e na região. “É um investimento necessário e extremamente importante para atrair novas empresas para Montes Claros, gerando mais oportunidades e mais emprego para toda a região”, disse.

Paulo Guedes acredita que, para as empresas, também é interessante investir em Montes Claros, principalmente pela logística. “A cidade está bem localizada, é o segundo maior entroncamento rodoviário nacional, além de oferecer mão de obra qualificada, já que abriga um polo educacional importante. E com a melhoria da infraestrutura, que será proporcionada por este novo distrito industrial, a cidade será ainda mais estratégica para as empresas que queiram se consolidar em Minas Gerais”, afirmou o parlamentar, ao agradecer o empenho da Codemge e do Governo de Minas Gerais nesta demanda tão importante para o Norte de Minas.

O processo de licitação do novo distrito industrial tem sessão agendada para o dia 14/5/18, às 10h, na sede da Codemge (Rua Manaus 467, Bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte). O prazo de vigência previsto para o contrato será de 270 dias corridos, contados a partir da data de assinatura do documento.

 

Licenciamento ambiental

O licenciamento ambiental do Distrito Industrial II de Montes Claros está sendo providenciado pela Codemge. Já foram realizados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), por empresa contratada via licitação. Outros estudos ambientais necessários já estão em andamento.

 

Distritos Industriais

O Distrito Industrial I de Montes Claros foi implantando em 1971 e está localizado a 6 km do centro urbano, com acesso pela Av. João XXIII e área total de 5.235.090 m². Ele foi selecionado como prioritário no Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais, iniciativa estratégica lançada pelo Governo do Estado em 2015, em parceria com a Fiemg e o Sebrae-MG.

O programa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento industrial em Minas Gerais, tornando o estado cada vez mais atrativo e dotado de melhores condições de competitividade.

Estão participando do Programa de Revitalização e Modernização 19 Distritos em 15 municípios: Araguari, Araxá, Belo Horizonte (Jatobá A e B) Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas (Distritos I e II), Uberaba (Distritos I, II e III), Uberlândia e Contagem.

Os planos de ação já foram concluídos e entregues pela Fiemg. A Codemig iniciou o planejamento para execução das ações prioritárias em diversos distritos, com foco nas seguintes áreas: fortalecimento da governança, melhoria na sinalização, paisagismo e urbanismo dos distritos, aperfeiçoamento na segurança, aprimoramento na infraestrutura de telecomunicações e busca por soluções inovadoras na área energética.

Os principais objetivos estratégicos dessa iniciativa são: organizar a infraestrutura de ponta, aumentar a atratividade do distrito em relação ao mercado e promover a visão sistêmica do desenvolvimento e da competitividade industrial, bem como estruturar um ambiente de cooperação.

 

Leia também: Codemge lança edital de projetos para implantação do novo distrito industrial em Montes Claros

 Concurso Unimontes ofertará 126 vagas para professor